Seja bem vindo!


Somos Soraya Souza e Jorge Alexandre. Somos artesãos, casados e donos do Namoradeira & Cia, um atelier de namoradeiras de janela e outras pinturas em gesso.
Nós dois somos tão parecidos no amor à arte que não tinha como dar errado! Adoramos pintar, criar, inovar.....

Por que Namoradeira & Cia? Amamos essas mocinhas sonhadoras que ficam na janela, mas adoramos todos os tipos de arte. Então a companhia das namoradeiras de janela é imensa!
Neste blog, apresentaremos nossos trabalhos, toda a emoção que inserimos em cada artefato. Espero que gostem e postem seus comentários (tanto elogios, quanto críticas construtivas, claro!).
Além dos nossos trabalhos, pretendo postar tudo aquilo que me interessar e amar... só paquerando ou namorando o nosso blog pra conferir!




terça-feira, 26 de julho de 2011

Origem das Namoradeiras de Janela

Olá!
Inicialmente, quero mostrar um pouco da origem das namoradeiras de janela.

namoradeira é uma boneca geralmente grande e que só possui cabeça, ombros, braços e busto. Vestidos com decote no busto e lábios pintados. Um dos seus braços fica apoiado em uma superfície plana e o outro leva a mão ao rosto, em sinal de espera, olhos sonhadores e apaixonados. Rosto maquiado de feminilidade e vontade.   Não posso esquecer dos brincos, pulseiras e colares bem notáveis. São as crioulas mais sensuais e carentes do nosso Brasil.
Reza a história que, no período colonial, elas estariam a espera de namorado. Pois antigamente, tanto em Minas Gerais quanto em muitos estados, a educação que os pais  aplicavam em seus filhos era bastante rígida. As moças não ficavam amostras pelas ruas, ou tinham o típico namoro livre como hoje em dia. O rapaz quando estava interessado em alguma moça, ele tinha que ir até o pai da moça e pedi-la em namoro.  Mas, não podemos generalizar o que se passava na cabeça daquelas moças de antigamente, pois assim como hoje, antigamente elas também poderíam estar apenas na janela, passando o tempo, descansando do serviço doméstico em casa, ou até mesmo pegando um pouco de ar fresco. Existiam as fofoqueiras, como até hoje existem…
Outra história que eu ouvi, foi que não eram moças filhas da aristocracia. Eram mucamas, negras ou mestiças que, após a partida das sinhazinhas às suas casas (elas casavam e, consequentemente, morariam em sua própria residência), elas ficavam sós, esperando que alguém (seu futuro namorado, noivo, marido) a encontrassem na janela e as levassem também. Bom, há várias histórias, as quais são difíceis de saber qual a verdadeira...
De qualquer forma, é uma linda e romântica história... quem não espera por alguém?
Hoje são bonecas de gesso ou madeira que ficam normalmente debruçadas nas janelas das casas como que à espera do príncipe encantado que nunca chegará ou por vários outros motivos, como fofocar com a vizinha, ou esperar pelos filhos que brincavam em frente de casa...
E a Namoradeira & Cia, resolveu trazer um pouco dessa história para dentro das casas nos dias de hoje...

Nenhum comentário:

Postar um comentário